sábado, 20 de outubro de 2012

Uma caminhada chegando ao fim...


Quase quatro anos atrás, minha caminhada universitária começava...
Na época, com 20 anos, ainda sem saber direito se cursava Administração ou Direito, tive que escolher rapidamente. Felizmente optei por Administração. Precisava, antes mesmo de conhecer sobre o universo jurídico, aprender a administrar melhor minha vida. Acredito que a primeira empresa que um administrador gerencia é sua própria vida. Aprendi que a vida se assemelha muito a uma empresa. Há setores. Família. Amigos. Trabalho. Estudos. Sociedade. Setor pessoal. Há horários, tarefas, desafios, estratégias. Decisões importantes, que devem ser tomadas quase diariamente. Tudo é muito parecido com uma empresa. E particularmente acredito também, que aquele que não sabe se administrar bem, também não consegue administrar uma empresa.

Apesar da dúvida de qual curso prestar, a faculdade eu já tinha certeza qual seria. Eu escolhi a UniPinhal. Por vários motivos. Primeiro, porque, mais do que ser um administrador, queria cursar Comércio Exterior, e na minha região era a melhor faculdade (*leia-se mais barato). Segundo, pelo fato de a faculdade ser longe da minha cidade natal, o que tornaria todo esse processo custoso, trabalhoso, cansativo, muito mais difícil. Mas eu queria isso! Sempre desconfiei de caminhos fáceis – um conselho: sempre desconfie também! Nunca vi com bons olhos caminhos tidos como "mais práticos". Então, em novembro de 2008, prestei o vestibular para Administração na UniPinhal, e sei que essa foi uma ótima escolha da qual nunca me arrependi. Durante todos esses semestres – oito para ser mais exato –, no qual hoje curso o último, aprendi tantas coisas sobre a vida. A principal delas foi a me tornar mais resistente frente às adversidades. Aprendi a persistir quando o cenário se torna difícil e a única saída é resistir. A vida exige, isso se chama bravura. Por experiência própria garanto, que os desafios que um estudante universitário, de família pobre, encontra pelo caminho para terminar seus estudos, não só são muitos como são imensos. Começar um curso superior é simples, difícil é conseguir conclui-lo. De maneira satisfatória ainda. Eu me lembro, no começo do meu curso, que as maiores dificuldades que eu tinha eram conseguir pagar as mensalidades da faculdade em dia e me manter acordado nas aulas depois de um dia exaustivo de trabalho. Até o corpo acostumar ao ritmo foi penoso. Um sonho que me custa três horas diárias, entre ida e volta, ora de ônibus, ora de microônibus, ora de van. Horas que eu sempre preenchi lendo, estudando inglês ou me preparando para as semanas de provas. Muitas vezes só queria dormir, para repor as poucas horas de sono à noite. Tudo isso valeu muito a pena, porque sabia que esse percurso até a cidade de Espírito Santo do Pinhal já era parte do meu curso de Administração – sempre pensei assim. O percurso me ensinou a ter paciência, a ser persistente, me garantiu um trabalho duro – e como disse antes e podem ver no post anterior, gosto do trabalho duro, porque nele eu confio. Olho para trás e tenho orgulho dessa caminhada...

Hoje faço esse post para recomendar a minha faculdade. A UniPinhal. Faço esse post de livre e espontânea vontade e digo “minha faculdade” de boca cheia, com muito orgulho. Aprendi a amar essa faculdade. Piso naquele lugar com alegria por estudar ali e com orgulho carrego essa instituição no meu currículo. Serei um administrador com ênfase em Comércio Exterior, formado pela UniPinhal, com um conhecimento amplo da vida! Com bolsa do PROUNI ainda – a partir do segundo ano. Na UniPinhal, obtive muito mais do que um conhecimento sobre o universo da Administração, aprendi sobre a vida em geral. Sempre tive aulas com professores que trabalhavam nas áreas de suas aulas. Mestres que me ensinaram muito. A missão foi cumprida, escolhi a UniPinhal porque queria também um ensino de boa qualidade e a faculdade fez a sua parte. Não tenho o que reclamar. Muito pelo contrário. Mais do que conhecimentos teóricos de administração, comércio exterior, recursos humanos, marketing, logística, finanças, contabilidade, processos de produção, aprendi a ser responsável pelo meu curso. Responsável pelas minhas faltas, responsável pelas minhas notas, responsável pelo meu aprendizado. A faculdade me deu todo o suporte que precisei e ainda me ensinou a desenvolver metódos de pesquisa. Esses anos moldaram meu perfil profissional.

Hoje estou prestes a me formar no curso de Administração e a UniPinhal está com inscrições abertas para o vestibular, que neste ano será realizado no dia 10 de Novembro. Divulgar é a forma que encontro para agradecer a essa instituição, aos professores e aos demais funcionários tudo o que vivenciei e aprendi nesses anos. Quero através desse post recomendar aos leitores que conheçam mais sobre o Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, a UniPinhal, curtam a página no Facebook, e para quem for trilhar o caminho acadêmico faça o vestibular. Conheça os demais cursos oferecidos pela faculdade. Para mim valeu muito a pena, se eu pudesse voltar atrás, faria tudo novamente!

2 comentários:

Anônimo disse...

Aeee Jonas!!!

Mostly in this post I just wanna say Congratulations ;)

Finalizar algo é muito gratificante, mas finalizar algo nos trouxe muito conhecimento e que gostamos nos traz um sentimento grande de realização.

Sei da sua caminhada, dos sacrifícios financeiros nos primeiros anos para pagar facul e transporte. Ir para uma cidade longe todos os dias, se lançar de cabeça nos estudos.

Você sempre compartilhou comigo muito conhecimento que seus professores traziam e principalmente quando eles falavam de quantica em sala, o que sempre me surpreendia.

Sei que muitos professores viram dia a dia o potencial que você tem, e muitos deles se impressionaram com você. Impressionar as pessoas de uma boa maneira, é a melhor forma de deixar nossa marquinha na vida de cada um que cruzou nossa caminhada.

A caminhada desse curso pode ter acabado, mas com sua sede de conhecimento, o caminho ainda guarda muito aprendizado e surpresas.

Congratulations!!!!!
Hugs, your teacher and friend!

Jonas Souza disse...

Nossa Aline, obrigado... Lendo agora seu comentário me passou um filme na cabeça, desde quando comecei a fazer aulas contigo lá no primeiro ano até hoje. Nossas conversas, minhas reclamações, você sempre dando apoio e ouvindo numa boa. Como disse, você sabe bem como foi difícil principalmente no começo. Barra pesada às vezes!

Estou feliz que está terminando essa fase. Pretendo mesmo continuar estudando; uma porta se fecha, que se abre a outras possibilidades. Vamos ver onde isso vai dar...

Obrigado sempre
Hugs.